Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Depressão é definida como um transtorno mental comum, caracterizado por perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo.

Os transtornos depressivos podem se apresentar por um longo período ou de forma mais pontual. Apresentam múltiplos sintomas, sendo os mais frequentes e recorrentes: cansaço, perda de sono e hipersonia, tristeza, falta de concentração e atenção, alterações de humor, alterações na libido, mudanças no apetite, perda ou ganho de peso, baixa autoestima, sentimentos de culpa e ressentimento, ausência de prazer, pensamentos recorrentes sobre morte, capacidade mental diminuida para pensar, se concentrar ou tomar decisões, fadiga ou perda de energia e agitação ou retardo psicomotor.

Estes sintomas causam sofrimento e prejudicam o funcionamento social, profissional e em áreas importantes da vida do paciente. Os momentos pontuais de tristeza são comuns no cotidiano, o que é normal, mas a tristeza permanente é um sinal de alerta e uma porta de entrada para o desenvolvimento do transtrorno. Diferentemente do senso comum alimentado pela população de um modo geral,  que trata o tema  como um assunto banal, a doença é  altamente incapacitante e pode levar o indivíduo a morte

A Depressão possui diversos fatores que colaboram na evolução da doença. Em índividuos com prédisposição genética, o estresse pode ser um desencadeador do quadro depressivo. O tratamento é feito de maneira medicamentosa e através da psicoterapia,  sendo necessário em alguns casos  o prolongamento do processo ao longo da vida .

Os trantornos mentais de uma maneira geral são transtornos de autocontrole, requerendo do paciente disciplina e persistência  para aprender a lidar  e manejar os sintomas da doença.

SINAIS DA DEPRESSÃO

Seguir

• Instagram Social Icon
  • Wix Facebook page

Consultório

Avenida das Américas 700 -Barra da Tijuca -Citta América Office

Rua Visconde de Pirajá 351 - Galeria Forum- Ipanema

Tel: (21) 3807-3437

Email:consultoriojudithpires@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now